quarta-feira, 17 de junho de 2009

Informática na Escola: Perspectivas de uso

Ao longo de sua existência histórica, ao produzir e acumular conhecimento, o homem sentiu a necessidade de sistematizar, registrar e transmiti-lo, para deixar como herança a futuras gerações. Das gravuras e pinturas rupestres; passou-se a oralidade; depois papiros e manuscritos; e mais recentemente livros, revistas especializadas, e as chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação.
Atualmente são produzidos e publicados dois milhões de trabalhos científicos ao ano. O computador, seus softwers e internet tornaram-se a ponto do Iceberg quanto a propagação intensiva dessa produção, concorrendo cotidianamente para a constante atualização de profissionais que diretamente trabalham na produção científica, como também daqueles que trabalham na sua resignificação no contexto dos espaços escolares: os educadores.
Nesse contexto, a escola enquanto instituição educativa que produz e transmite diferentes saberes como resultado das ações interativas entre professores e alunos, necessita estar permanentemente atualizando-se no sentindo de utilizar-se de novas ferramentas como suporte para dinamizar o processo ensino-aprendizagem, tornando sua linguagem mais acessível no que se refere a produção e transmissão do conhecimento escolar. Buscando e refletindo nas mais diversificadas tendências pedagógicas a que mais responde as necessidades de nosso tempo. Pois, o permanente diálogo que o indivíduo estabele com o cosmo, pressupõe novas formas de pensar e compreender mundo. O que propicia ampliar sua visão de mundo no sentido de buscar estabelecer relações de alteridade com o outro, quer esteja este outro distante no tempo e lugar.
Nesse sentido entendo que, a informática na escola implica entre outras coisas, manter a interação desta com o mundo da informação e vice-versa. Levando seus sujeitos, dentro das possibilidades, a atualizarem-se e utilizando o computador apenas como ferramenta de aprendizagem isto é, como instrumento de disseminação de informações, não esquecendo de nossos livros, dissertações, teses, revistas especializadas, etc, com sua importância significativa para o processo de ensino. Assim, ao interagir com o computador a criança, segundo os construtivistas e interacionistas , tende a promover seu desenvolvimento cognitivo que acontece quando o indivíduo estabelece intercâmbios com o meio respeitando seu próprio processo evolutivo, é o chamado processo de internalização do conhecimento humano.

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